segunda-feira, 4 de julho de 2011

06 passos para obter um avivamento.

Texto Biblico: 1 Reis 18:22 -39

Introdução.
Israel estava passando por um momento muito dificil, um momento de apostasia tremenda, e por causa disto Deus envia o profeta Elias a se apresentar diante do rei Acabe.
Elias então cheio da autoridade de Deus, faz um desafio aos 450 profetas de baal no monte carmelo. O desafio era o seguinte: Cada um iria pegar um cordeiro, preparar para o holocausto e colocar diante do altar. E cada um comecaria a clamar para o seu Deus, e o Deus que respondesse com fogo, este seria o Deus verdadeiro.
O povo e os profetas aceitaram este desafio, e os profetas de baal comecaram a clamar para que baal respondesse com fogo, porem não desceu fogo do ceu, nem houve resposta e nem sinal algum.
Então agora chega a vez do profeta Elias oferecer o seu sacrificio diante do altar.
Mais para que o fogo descesse sobre o sacrificio precisaria de alguns procedimentos, e é sobre isto que iremos estudar hoje:
1- Passo – REPARAR NO ALTAR
“e reparou o altar do SENHOR, que estava quebrado”.
O altar é simbolo de comunhao, de encontro com Deus, este altar deveria ser um dos altares mais sagrados para o povo de Israel, porem agora com a apostasia do povo, o altar do Senhor estava quebrado, nao tinha mais significado algum para o povo de Israel.
Entao Elias toma o primeiro passo, e repara no altar do Senhor.
2-Passo – EDIFICAR O ALTAR
“E com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR”
Em toda a história da Biblia Sagrada vamos observar que os homens de Deus entenderam que para ter uma vida avivada era necessario ter um altar edificado.
1.      Os patriarcas  - Noé (Gn 8.20) – Abraao (Gn 22.9)
2.      Os Juizes – Gideão (Jz 6.24)
3.      Os reis – Davi (1 Cr 21.26). e tantos outros.
O nosso altar precisa estar edificado, lembra de quando o povo retornou do cativeiro babilonico a primeira coisa que fizeram foi edificar o altar do Senhor.
3 – Passo – POR EM ORDEM AS LENHAS
“Então armou a lenha, “e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha”.
No ritual judaico é necessario que o altar tenha a lenha, pois somente assim o sacrificio podera ser queimado, lenha tem varios simbolos. Por exemplo: nossa vida precisa estar em ordem para Deus derramar do seu poder, simboliza tambem uma vida de intima comunhao e uma busca intensa da presenca de Deus.
4 – Passo – SACRIFICIO
“e dividiu o bezerro em pedaços”
O Sacrificio é algo essencial na vida do crente, Jesus nunca nos prometeu uma vida de facilidades, aquele que quer seguir a Jesus deve carregar a sua cruz, deve saber que sofrerá perigos, perseguicoes, doencas e muitas outras coisas. Estamos vivendo em um periodo terrivel onde tem surgido a teologia da prosperidade, triunfalismo e tantas outras , que tem iludido muitos cristãos, fazendo-os acreditarem que para servir a Jesus nao é necessario renunciar. É MENTIRA, para seguir a Jesus tem que abrir mao do mundo, do pecado.
5 – Passo  - DERRAMAR AGUA SOBRE O SACRIFICIO.
“E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez”
Por que motivo deveria ser feito isto?
1.      Apagar a confianca nos falsos deuses
2.      Apagar a confianca nos rituais religiosos
3.      Apagar a confianca nos esforcos pessoais.
6 – Passo - ORAÇÃO
“O profeta Elias se aproximou, e disse: O SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel.
Agora o profeta depois de ter reparado o altar, edificado o altar, colocado as lenhas em ordem, oferecido sacrificio, agora vem a hora da oração.
CONCLUSÃO
“Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus”.
Deus respondeu Elias com fogo do ceu, e todo o povo reconheceu que o unico Deus verdadeiro é o Deus de Elias, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Bom estudo.
Rodrigo Santiego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário